segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Brazeiro

Tomei vergonha na cara e resolvi escrever para o Colesterário. E nada melhor do que começar falando sobre o lugar onde surgiu a decisão de montar o blog. Mas, antes, gostaria de deixar claro novamente que eu não tenho a menor intenção de fazer uma análise profissional sobre comida aqui. São impressões pessoais e totalmente desprovidas de imparcialidade. Odeio cebola!

O Brazeiro é um restaurante já bastante tradicional na região da Vila Mariana, aqui em São Paulo, e está lá desde meados dos anos 70. O ambiente é bem típico da época e extremamente caseiro e simples, como as mesas antigas cobertas com toalhas xadrez. Me senti em uma cozinha de fazenda.

O cardápio mantém a simplicidade. Quando fui, com meu irmão e minha cunhada, ficamos com a especialidade da casa, então vou me ater a ela. O galeto do Brazeiro é famoso, pelo que pesquisei, com um tempero inventado por eles que foi passado de geração para geração. Quando visitei o restaurante, não sabia disso, então, felizmente, não influenciou na minha experiência. E isso é muito importante, porque o tipo de comida servida lá não é algo que costumo comer. Na verdade, às vezes até evito.

O galeto é realmente gostoso. Na brasa, textura crocante por fora, macia por dentro e bem saboroso? Não tem como errar. Veio acompanhado de farofa, uma salada de maionese, pão italiano fatiado em rodelas, cebolete, batata frita e arroz. Não lembro quais dessas coisas vêm como acompanhamento padrão e quais pedimos separadas, mas enfim.

Bem, farofa é básico. Não há muito o que dizer sobre ela. E a salada de maionese era do tipo com temperinhos e coisas que não gosto, mas até que estava bom. Também comi o pão italiano com manteiga e sal jogado por cima. É bom, mas tenho um sério problema com esse pão. É muito duro! Era mais fácil colocarem um pão francês ou de forma ali. O que há de errado com eles?

Cebolete... Eu nem sabia que isso existia! Que nojo! Foi a única coisa que não comi, porque cebola é simplesmente insuportável. Batata frita é batata frita, sempre bem-vinda! Pegamos duas porções. O arroz também está ótimo, bem temperado e soltinho. Um bom complemento para o galeto.

Tudo foi acompanhado de Suco Del Valle de uva, já que não estou bebendo refrigerantes até abril. Por fim, comi um pudim de leite como sobremesa. Não estava ruim, mas a textura não me agradou muito e o gosto podia ser um pouco mais forte. Faltou "leite" em "pudim de leite".

Concluindo, é um bom lugar para quem gosta de uma comida caseira e o galeto é realmente gostoso. No entanto, o preço pode ser meio salgado, dependendo da circunstância e de seu poder aquisitivo (é, não lembro quanto saiu tudo). Ah, sim, e tem estacionamento para quem quiser ir de carro.

Infelizmente esqueci outras coisas que pretendia dizer sobre o restaurante. Faz tempo que fui comer lá. Lição número um aprendida no blog: após experimentar uma comida, não demore para escrever sobre ela. Bem, eis um erro que já cometi para as próximas duas análises.

O Brazeiro
Rua Luis Góes, 843
Vila Mariana
São Paulo - SP

9 comentários:

Daniela M. Guedes disse...

Para com essa história de substituição de pães italianos, muitas vezes eles são a melhor parte da refeição! rs

E essa coisa do pudim de leite é sempre um dilema, afinal na maioria das receitas (adulteradas, muitas vezes por motivos economicos) falta leite e sobra farinha! Depois, quando eu digo que o melhor pudim de leite do mundo é feito pelo meu irmão - que toma um cuidado todo especial para acertar o ponto da calda e não acrescenta sequer um cisco de farinha - todo mundo diz que é puxa-saquismo fraternal, nepotismo gastronomico, entre outros que nem valem a pena perder o tempo de citar, pois o que vale a pena mesmo é o pudim de leite que o meu 'Tato' faz. hahahaha

Por fim, não sei se eu escolheria O Brazeiro para almoçar. Talvez fosse uma segunda opção. Maionese e galetos não me atraem. XD

Carolina disse...

Pelo que percebi nos comentários das pessoas, pudim de leite condensado é uma coisa muito pessoal, cada um gosta de um jeito, na minha opinião o melhor é o da minha mãe e nem tem discussão. Agora, ruim mesmo é pudim de pão, ninguém merece comer aquilo!!!! Não sou muito fã de galetos não, mas gosto de uma comida caseira e é sempre bom ouvir opiniões de amigos sobre restaurantes diferentes!!! Beijokas!!!

Wal disse...

Já que todo mundo resolveu comentar sobre o Pudim... Nao vou "trair o movimento, mano". O melhor pudim de leite é o meu! Pelo menos nunca reclamaram e sempre pedem pra eu fazer. E... sou a única pessoa que AMA galeto?

Sato, um dia venha a Floripa e fale de um restaurante daqui. :P

Nath disse...

Ok, ja vou comecar dizendo que nao gosto de pudim de leite. Eh, nao gosto mesmo. HUAHUAHU
acho doce demais.. prefiro uma torta de limao, uma mousse de maracuja ou salada de frutas. Ou sorvete. Esse ultimo ganha sempre!

Bem, eu acho que gostaria de comer no O Brazeiro! Eu costumava comer galeto toda semana no shopping quando eu era mais nova... e era bom! Top Grill, o nome do restaurante :) Lembro ate que tinha uns papeis na mesa e, um dia, minha irma e eu decoramos todas as informacoes do papel (sobre galeto) antes do prato chegar, ahahahu. Bons tempos aqueles...

Well, tambem gosto de farofa e nunca ouvi falar de cebolete (tambem nao sou chegada em cebola, mas nao eh algo abominavel pra mim, ahha). Nao gosto de pao duro italiano, suco Dell Vale de uva e salada de maionese (nao gosto de maionese em si).
Eh, gosto eh gosto, haha!

Boa descricao, Sato! Tenho certeza que vou gostar das proximas!
beijos

Will - Irmão do Jeff disse...

Brazeiro é loko!

Pao italiano, com manteiga, sal e cebolete...cacete!...animal

Raphael "TT" disse...

Legal que a maioria dos comentários falam sobre o Pudim de Leite... o Mr. Green dedicou uma linha ao coitado do pudim de leite e já ganhou uns 5 posts só para ele XD. Alias mr Green, no Market Place tem um restaurantezinho cool que faz um cebola frita mtoooo boa...

Leandro disse...

Não considero pessoas que reparam na textura do pudim. Que coisa de bicha. hahaha

Brincadeira.

Galeto me lembra algum italiano que veio pro Brasil fugido da guerra. Ele morou alguns anos ali na Mooca, mas depois preferiu abrir um restaurante no Bexiga. Bar do Galeto é o nome do estabelecimento.
Depois de uns anos sozinho, o Galeto resolveu que era melhor arrumar uma esposa. Quase se casou com a Porpeta e depois com a Acelga, mas se apaixonou mesmo foi pela Cebolete, que era uma puta da rua Augusta.


Adeus.

PS.: o comentário do seu irmão deixa claro que vocês são mesmo irmãos. Aquele "cacete...animal" é quase você falando e dando um soco na mesa depois.

Rid disse...

EU FIZ UMA PESQUISA PARA O MEU TCC DA FACULDADE LÁ! E AINDA ALMOCEI DE GRAÇA PORQUE O DONO É TIO DA MINHA COLEGA DE GRUPO.

Ok, agora ler o resto do texto.

Nath disse...

observacao por fora:

Le, eu ri demaais do seu comentario! HUAUHAHAHUAH

ver o Sato dando um soco na mesa deve ser engracado demais! eu costumava fazer isso quando nao controlava meu riso, mas agora to mais educada. huauhauha